logo evita

A opinião da Presidente da EVITA acerca dos Desafios da Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro: o caso do cancro hereditário em Portugal

No dia 5 de Janeiro, a EVITA marcou presença no 1º Encontro do National Cancer Hub, (NCH) que decorreu na Ordem dos Médicos em Lisboa.
Nexte contexto, e uma vez que representa as pessoas afetadas por cancro hereditário no Grupo de Trabalho dedicado à Prevenção no NCH, a Presidente da EVITA partilha a sua opinião neste artigo acerca dos Desafios da Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro, com enfoque no atual panorama do cancro hereditário em Portugal
A Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro, aprovada recentemente, destaca a importância da deteção precoce mas deixa em questão a abordagem à prevenção do cancro hereditário.
Estima-se que este tipo de cancro representa 5% a 10% de todos os casos em Portugal, mas a falta de dados precisos conduz a enormes desafios. A identificação de portadores de alterações genéticas é baixa, evidenciando assim a necessidade urgente de melhorar esse processo.
É neste sentido que a EVITA irá lançar muito em breve a EVITA Platform, de forma a colmatar estas lacunas, procurando melhorar a qualidade de vida dos portadores e salvar mais vidas frente aos desafios do cancro hereditário em Portugal.

Partilhe este artigo nas  redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados: