logo evita

Conselho consultivo

Steven Narod

Women’s College Research Institute, Toronto É um dos líderes mundiais na investigação da genética do cancro de mama e ovários. O seu trabalho tem sido fundamental para o conhecimento e avaliação do risco deste tipo de cancros, tendo como consequência a redução da mortalidade relacionada com as mutações do BRCA1 e BRCA2. Tem estudado vários aspetos da prevenção e deteção do cancro, demonstrando que a medicação e cirurgia profiláticas podem prevenir o cancro hereditário da mama e dos ovários. É autor de mais de oitocentos artigos científicos.

Fátima Cardoso

Directora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud em Lisboa. Licenciada em Medicina pela Universidade do Porto. Estagiou na Unidade de Investigação de Translação do Instituto Jules Bordet, Bruxelas, Bélgica e no Departamento de Oncologia Molecular e Celular do MD Anderson Cancer Center em Houston, Texas. Trabalhou em seguida 10 anos como Professora Auxiliar da Clínica de Oncologia Médica do Instituto Jules Bordet onde, para além da actividade clínica, foi membro activo na Unidade de Investigação de Translação, responsável pelos ensaios de fase II-III em cancro da mama e foi Directora Cientifica do projecto TRANSBIG (Framework VI da Comissão Europeia).

Tem as especialidades de oncologia médica e medicina interna. Os seus interesses incluem biologia do cancro da mama, factores de prognóstico e preditivos de resposta ao tratamento sistémico, novos agentes anti-neoplásicos e guidelines. Actualmente está envolvida em vários ensaios clínicos de fase I-III em cancro da mama. Membro activo de várias organizações profissionais tais como a ESMO – European Society for Medical Oncology (Board of Directors & Chair Comité Representantes Nacionais), EORTC – European Organization for Research and Treatment of Cancer (Board of Directors & Chair EORTC-Breast Group), ASCO – American Society of Clinical Oncology (Comités Assuntos Internacionais e Guidelines), e ESO – European School of Oncology (Coordenadora do Programa de Cancro da Mama). É a responsável pelas recomendações europeias de tratamento do cancro da mama precoce e avançado (ESMO Guidelines) bem como Presidente da Conferência Internacional de Consenso sobre Cancro da Mama Avançado (ABC).

É também editora-chefe da revista The Breast, editora associada do European Journal of Cancer, e membro do corpo editorial de várias outras revistas. Recebeu o prémio Flims Alumni Club Lifetime Achievement Award, em Setembro 2011. Foi condecorada por Sua Exa. o Presidente da República com a Ordem de Santiago da Espada, por mérito científico, em 10 Junho de 2015. É autora de mais de 250 publicações e tem apresentado o seu trabalho tanto a nível nacional como internacional.

José C. Machado

Vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), é Coordenador de um Grupo de Investigação no i3S e Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O principal interesse científico é a genética molecular do cancro. JCM é também responsável pela unidade de prestação de serviços de Patologia Molecular do Ipatimup. Esta unidade é um laboratório de referência em Portugal para a deteção de biomarcadores em cancro e diagnóstico genético. JCM é co-autor de 131 publicações científicas em revistas internacionais com arbitragem científica.

José Rosa

Licenciado Medicina Universidade de Coimbra (1975) Especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (1985). Diretor da Unidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Instituto Português de Oncologia, Francisco Gentil – E.P.E. Lisboa.(2003 -2016) Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Nova de Lisboa.(2003) Professor Auxiliar convidado Nova Medical School (2003 -2015) 60 artigos publicados em revistas de especialidade.

Membro de pleno direito das seguintes associações: – Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (1986). – Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão (1987). – Mediterranean Burns Club (1988). – Federacion IberoLatinamericana Cirurgia Plástica y Reconstrutiva (1988). – Sociedade Portuguesa de Senologia (1989) – Societé Européene de Documentation et de Recherche en Chirurgie Esthetique (1993). – Federação Europeia das Sociedades de Cirurgia da Mão (2002). – IPRAS – International Plastic Reconstructive Aesthetic Surgery (2002). – ICS – SP International College of Surgeons -Secção Portuguesa (2013).

Luís Costa

Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC).

O Dr. Luís Costa é Professor de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em Portugal, e é responsável pela Unidade de Investigação Clínica em Oncologia Translacional, no Instituto de Medicina Molecular (IMM) desde 2007. É também diretor do Departamento de Oncologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde 2005, tendo sido nomeado, em 2015, como diretor do Centro de Pesquisa Clínica no Centro Académico de Medicina de Lisboa. Na Faculdade de Medicina, é Professor Coordenador de Oncobiologia, uma nova unidade de ensino que tem como objetivo ensinar a compreensão da oncologia clínica através da medicina molecular, atuando ainda como membro do Conselho Editorial do Programa Harvard Medical School Portugal.

O Dr. Luis Costa é o representante português do IMM no “Global Cancer Genomics Consortium”. Atua também como um especialista na avaliação de bolsas submetidas ao European Research Council, ao Cancer Research UK, ao CAIBER (Spanish Clinical Research Network) e ao French National Cancer Institute. A investigação clínica, publicações e apresentações científicas do Professor Costa têm-se focado principalmente sobre metástases ósseas relacionadas com o cancro de mama, próstata e outros tumores sólidos. Publicou vários artigos científicos que discutem estes temas.

Manuel Teixeira

Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPOPFG).

Manuel R. Teixeira, MD, PhD, é o Director do Serviço de Genética do Instituto Português de Oncologia do Porto e Prof. Catedrático Convidado do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto. Obteve o seu doutoramento em Medicina (Genética Médica) na Universidade de Oslo, onde trabalhou durante vários anos no Institute for Cancer Research, The Norwegian Radium Hospital (agora parte do Oslo University Hospital). Publicou mais de 200 artigos sobre Oncogenética em revistas científicas internacionais, que podem ser consultadas nas páginas abaixo indicadas.

Marta Amorim

Especialidade: Genética Médica
Áreas de Diferenciação: Investigação Básica- Epigenética na etiologia e tratamento de doenças do desenvolvimento e cancro. Clínica- Genética do Neuro-desenvolvimento, Síndromes de Predisposição para Cancro, Síndromes com Envolvimento Neuro-Ectodérmico (Neurofibromatose tipo 1)

Formação Académica
2004 – Licenciatura em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 2014 – Doutoranda em Medicina/Genética na Faculdade de Medicina de Lisboa

Carreira Médica Hospitalar
2006 – Conclusão do Internato Geral no Hospital Pulido Valente 2012 – Conclusão do Internato Complementar de Genética Médica – Hospital Pediátrico de Coimbra, CHUC 2012… – Assistente Hospitalar de Genética Médica – HDE, CHLC 2016… – Consultora/Directora Clínica da GenoMed SA e Genetyca SA

Actividade Científica
Autora e co-autora de publicações em revistas científicas internacionais indexadas (incluindo Nature Genetics e American Journal of Medical Genetics) Comunicações em reuniões científicas nacionais e internacionais Comunicações em programas de televisão de informação (incluindo Bom Dia Portugal e CMTV Actualidade) Estágios em serviços de referência internacional: Genetics no Sick Kids Hospital, Toronto, Canadá; NF1 Department no Guy’s Hospital, NHS Foundation Trust, London, UK; Addenbrooke’s Hospital, Cambridge University Hospitals, Cambridge, UK.

Actividade Docente
Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Pediatria e Genética Médica Assistente Convidada do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade do Algarve Formadora no PhD in Global Public Health, Medical School da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Maria João Cardoso

Responsável de cirurgia da mama, cirurgia geral, cirurgia oncoplástica da mama.

Maria João Cardoso foi nomeada responsável pela cirurgia da mama do Centro Clínico Champalimaud em 2011. Completou os estudos pré-graduados e pós-graduados na Faculdade de Medicina do Porto. Dedicou toda a sua carreira à cirurgia da mama e iniciou o seu treino em cirurgia oncoplástica no Instituto Gustave Roussy em França. Entre 2007 e 2010 foi directora clínica da unidade de mama do Hospital de S. João no Porto e de 2004 a 2010 foi membro da comissão de ética no mesmo hospital. Fez o doutoramento em medicina, na Universidade do Porto, tendo investigado o tema «Avaliação objectiva do resultado estético do tratamento conservador do cancro da mama». De 2006 a 2011 foi professora auxiliar do departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina do Porto.

Os seus interesse incluem resultados estéticos da cirurgia, da mama, predição do resultado estético, cirurgia oncoplástica, novas abordagens axilares e cancro da mama hereditário.

Maria João Cardoso é co-coordenadora do Breast Research Group no INESC Porto, com o professor Jaime Cardoso. Até 2016 publicou mais de 40 artigos em revistas internacionais como primeiro autor, tendo sido co-autora de mais de 100 trabalhos apresentados em congressos internacionais de referência. É membro do corpo editorial da revista “The Breast” e revisora de várias outras publicações internacionais dedicadas a esta temática.

Um dos seus interesses principais é a qualidade de vida dos doentes com cancro da mama razão pela qual fundou, em 2011, o centro de apoio para doentes com cancro da mama – Mama Help. É ainda membro da direcção da direcção da Sociedade Portuguesa de Senologia.

Carla Oliveira

Carla Oliveira licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra em 1996 e doutorou-se em 2002 na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, enquanto aluna do programa GABBA. O Doutoramento decorreu sob orientação do Prof. Carlos Caldas na Univ. Cambridge, UK e da Prof. Raquel Seruca no Ipatimup, Porto, PT. Seguiram-se dois Pós-Docs, o último deles na Univ. British Columbia, Vancouver, CA, antes de regressar ao Ipatimup como Investigadora Auxiliar contratada em 2005. Em 2011, rumou ao Max Planck Institute for Developmental Biology, Tubingen, DE em licença sabática durante 12 meses. Regressou para uma posição sem termo como Investigadora Auxiliar no Ipatimup. Em Janeiro de 2013, tornou-se Investigadora Principal e líder do grupo Expression Regulation in Cancer no Ipatimup (i3S em 2015), e fundou em colaboração com elementos do seu grupo a Empresa de Bioinformática Bioinf2Bio. É Professora Afiliada da Fac. Med. Univ. Porto desde 2003.

Dedicou toda a sua vida profissional à investigação em Saúde, nomeadamente ao estudo de doentes e famílias com cancro gastrointestinal. É reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho em genética de cancro gástrico, nomeadamente no âmbito do cancro gástrico hereditário de tipo difuso (HDGC).

Elege a identificação de alterações genéticas e características clinicas e patológicas com impacto no diagnóstico e tratamento dos doentes com cancro gástrico como a sua maior contribuição para a ciência. De particular importância foi a descoberta pioneira de grandes deleções do gene CDH1 como causa da síndrome HDGC; e a análise sistemática de lesões primárias e metastáticas, que revelou a base para o desenho de abordagens terapêuticas nesta doença. Estas contribuições tornaram-se prática no diagnóstico desta doença em todo o mundo.

Os conhecimentos que adquiriu na área do cancro hereditário do estômago são aplicados diariamente na sua função como Consultora e Responsável pelo diagnóstico genético de cancro gástrico familiar no IPATIMUP Diagnósticos, desde 2005. Colabora com a Associação de doentes EVITA de forma regular.

Publicou mais de 150 artigos científicos e 8 capítulos de livros, sobre aspetos clínicos, genéticos e patológicos de cancro gastrointestinal familiar e esporádico, que foram citados mais de 14.000 vezes por outros autores. O seu H-index é 48 (SCOPUS).

Colabora com os líderes mundiais na sua área de investigação e apresentou o seu trabalho em mais de 90 seminários e conferências Nacionais e Internacionais. Participa ou participou em 37 projetos de investigação financiados por fundos públicos ou da Indústria, Nacionais e Internacionais, sendo Investigadora Principal em 21, angariando ~6M€ para investigação e recursos humanos. Orientou com sucesso 13 teses de Mestrado, 13 teses de Doutoramento, 10 Pós-Docs e 3 investigadores júnior. Participa ativa e regularmente no ensino pós-graduado a estudantes de Doutoramento e Mestrado da Universidade do Porto, Lisboa, Aveiro e Minho.

Carla Oliveira é membro do Conselho Executivo e do Comité Científico da Sociedade Europeia de Genética Humana (ESHG), da Infraestrutura GenomePT e da Marie Skłodowska-Curie Innovative Training Networks ITN TRAIN-EV. Coordena o Comité Científico da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Foi identificada como a expert em “cancro gástrico hereditário de tipo difuso” pela Rede Europeia de Referência (ERN) GENTURIS, onde representa Portugal e a Europa neste tema. Lidera um projecto nesta área no consórcio SolveRD financiado pela EU.