logo evita

Carta conjunta “COVID-19 e Cancro”

 

No dia 7 de Abril celebrou-se o Dia Mundial da Saúde, cuja edição deste ano teve como mote “Construir um mundo mais justo e saudável”. Numa altura em que a Saúde se tornou um privilégio para alguns e uma incerteza para tantos, certo é que nunca havia sido tão debatida.
Para a Evita, construir um mundo mais saudável, só será possível quando mudarmos drasticamente a maneira como encaramos e abordamos o Cancro – a segunda doença mais mortal em todo o mundo, estando prevista ser a principal causa de morte na Europa, dentro dos próximos 15 anos.


Com o intuito de contribuirmos com ideias concretas e ajudarmos a definir linhas de ação específicas para a recuperação da oncologia em Portugal, juntámo-nos a mais de 290 entidades dedicadas ao cancro, a nível mundial, numa iniciativa sem precedentes, promovida pela European Cancer Patient Coalition  (Coligação Europeia de Pacientes com Cancro). Numa carta aberta, a ser entregue aos decisores em saúde em Portugal, destacamos o catastrófico impacto que a pandemia COVID-19 teve e está a ter sobre o cancro, apresentamos um conjunto de estratégias específicas que visam à recuperação da Oncologia no “pós-COVID”. A Carta conjunta permanecerá aberta até ao dia 21 de Abril para reunir o máximo número de endossados. Para mais informação, aceda ao link.

 

Partilhe este artigo nas  redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados: