Para assinalar o Dia Internacional da Saúde Feminina, a EVITA reforça a necessidade de melhorar o processo de identificação de todas as mulheres portadoras de alterações genéticas associadas ao cancro hereditário.
O cancro da mama, cancro do ovário e cancro do útero são dos mais comuns entre as mulheres, sabendo-se que – em cerca de 10% destes casos – o cancro será de origem hereditária. No entanto, uma grande maioria destas mulheres que se tornam vítimas de uma doença que nos seus casos seria prevenível têm uma história familiar óbvia mas desconhecem os indícios que sugerem a possibilidade de síndrome de cancro hereditário, não são atempadamente informadas acerca da possibilidade de realização de teste genético para confirmação do elevado risco de desenvolvimento de cancro e consequentemente não têm a oportunidade de adotar medidas preventivas de forma a reduzir a possibilidade de se tornarem doentes oncológicas no futuro.
Assim, de forma a empoderar as mulheres e qualquer outro cidadão preocupado com o seu risco individual de vir a desenvolver cancro hereditário, surge a EVITA Platform, que pretende capacitar qualquer cidadão a entender melhor o seu risco genético para cancro, oferecendo orientação e apoio para a toma de decisões mais informadas e que podem salvar vidas. Visite e registe-se em: https://evitaplatform.org/