Enquanto associação que apoia indivíduos e famílias afetadas por cancro hereditário, é com muita satisfação que vemos o destaque dado ao tema nesta notícia recentemente publicada pela CNN Portugal, na qual são discutidas várias frentes de combate ao cancro.
O cancro hereditário é uma realidade que não pode ser ignorada, como salientado pelo Dr. Miguel Barbosa, Diretor do serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário São João, que refere ainda que deve haver uma maior aposta nas consultas de aconselhamento genético e hereditariedade uma vez que 5% a 10% dos casos de cancro são atribuídos a falhas genéticas herdadas dos pais e este aspeto não pode ser desvalorizado.
Já o Dr. José Dinis, Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, destaca os testes genéticos como uma ferramenta essencial para identificar e enfrentar o cancro hereditário, especialmente num contexto em que o cancro em pessoas jovens se está a tornar cada vez mais comum e preocupante. Apela ainda ao reforço das consultas de risco familiar e ao investimento em técnicas de diagnóstico mais avançadas pois em Portugal a mutação BRCA2 c.156_157insAlu é particularmente relevante, exigindo uma atenção especial.
Este ênfase na importância do diagnóstico precoce e na compreensão do cancro hereditário reforçam a missão e o compromisso da EVITA em contribuir para a melhoria do diagnóstico precoce e melhor gestão do cancro hereditário. Fique a saber mais e conheça o seu risco individual para cancro hereditário em https://evitaplatform.org/
Poderá ler a notícia na íntegra aqui: https://cnnportugal.iol.pt/cancro/doenca-oncologica/as-tres-frentes-de-combate-ao-cancro-onde-a-ciencia-e-tecnologia-dao-cartas/20240421/6615242bd34ebf9bbb3c38f7?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0vLy5BRTIcWw_jDc34BiriS8fXNIvEjJZqmHfJpsOoyJRYK_deZWlqhk0_aem_AUKZiHmbSYy2AFX37NX3CRWTXYc7jN6gANEmThXVolFM7fymf5Izztp9SFR6r_UAaMxqHZ_-XMv3dF1eU0coaJYg