logo evita

EVITA celebra o seu 11º Aniversário

 

Hoje é dia de celebração!

Há 11 anos atrás, nesta data, nascia a Associação EVITA. Tudo começou quando a Fundadora e Presidente da EVITA – Tamara Milagre – se cruzou, enquanto trabalhava como enfermeira, com uma jovem de 27 anos, grávida, recentemente diagnosticada com cancro da mama e portadora de uma mutação genética associada ao cancro hereditário. Este trágico caso com um final infeliz e a história familiar de cancro desta jovem despertaram Tamara para o seu próprio risco de vir a desenvolver cancro hereditário e descobriu que ela própria era também portadora.

Tamara prometeu a esta jovem que não iria deixar que mais mulheres morressem desnecessariamente por ignorância e foi com esta missão, de alertar e educar a população acerca do tema do cancro hereditário, que fundou a EVITA, igualmente dirigida por si, e por Hélder Vieira (Tesoureiro), Carlos Afonso (Secretário) e Catarina Ferreira (Assistente de Direção), que juntos têm ajudado a salvar mais vidas. Também não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que deram o seu contributo à Evita, quer monetário, quer através da partilha da sua expertise e que no conjunto permitiram que a associação passasse a desenvolver um trabalho de excelência. Um agradecimento especial à psicóloga Soraia Louro e à atual psicóloga da Associação, Mariana Coutinho. Finalmente, queremos também agradecer profundamente à Dra. Cláudia Monge (Advogada) e ao Pedro Gomes (em representação da consultora MOAI) pelo seu valioso contributo no desenvolvimento do mais recente projeto da Evita.

Este ano celebramos não só todos aqueles que já conseguimos ajudar através do nosso trabalho mas celebramos também um marco muito especial na história da Associação. Este é o ano em que todas as pessoas preocupadas com o seu risco de vir a desenvolver cancro, todos os portadores de alterações genéticas com alto risco para cancro hereditário e todos os doentes oncológicos de forma geral passarão a ter acesso a uma Plataforma Digital – a Plataforma EVITA, a ser desenvolvida neste momento pela EVITA – onde todos se poderão aconselhar, receber acompanhamento personalizado e gerir melhor a sua condição ou a sua doença. Desta forma pretendemos apoiar ainda mais indivíduos e torná-los ainda mais informados. Nunca mais vão estar sozinhos na sua jornada!

 

Partilhe este artigo nas  redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados: