logo evita

EVITA nas XX Jornadas de Senologia

No passado dia 13 de Outubro, a nossa Assistente de Direção, e Psicóloga – Mariana Coutinho – participou nas XX Jornadas de Senologia, numa mesa-redonda intitulada de “Literacia em Saúde. Comunicação entre o médico e doente. Como comunicar o risco”, neste evento de 2 dias que decorreu em torno de um único tema – o cancro da mama hereditário.
O portador de uma mutação vive com um risco acrescido para cancro para o resto da sua vida, em comparação com a população geral, pelo que a comunicação desta informação deverá ser sempre feita de forma clara, simples e cientificamente correta. É também fundamental ajudar o portador a comunicar o resultado do seu teste genético dentro do seu seio familiar, pois o conhecimento de que é portador de mutação poderá ajudar o portador não só a gerir o seu próprio risco de cancro mas a partilha deste resultado também contribuirá para ajudar os seus familiares a diminuírem o risco de virem a desenvolver uma doença oncológica e potencialmente fatal, dando-lhes assim a possibilidade de escolha e o direito de tomar uma decisão informada.
Para ajudar qualquer portador nesta complexa jornada, muito em breve a EVITA terá ao dispor de todos a EVITA Platform – uma plataforma eletrónica atualmente a ser desenvolvida pela EVITA e destinada a qualquer cidadão preocupado com o seu risco para cancro. Nesta plataforma iremos disponibilizar consultas virtuais de aconselhamento genético bem como consultas de psicologia. Fiquem atentos!

Partilhe este artigo nas  redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados: