logo evita

Investigação em torno do cancro com base na medicina de precisão

Arrancou dia 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta contra o Cancro, a mais recente campanha da EVITA – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário. “O Futuro já começou” tem por objetivo contribuir para a investigação em torno do cancro com base na medicina de precisão e ajudar a salvar vidas.

O Futuro já começou” visa informar sobre a medicina de precisão pois todos nós somos diferentes, com características únicas e, como tal, precisamos ter tratamentos personalizados.

Esta campanha pretende dar seguimento à iniciativa “Agenda Estratégica para o futuro da Medicina de Precisão em Portugal“, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio institucional da Ordem dos Médicos e o apoio técnico da Ernst & Young (EY), e que contou com o apoio da EVITA.

“A medicina de precisão é uma realidade que está cada vez mais presente na prevenção e no tratamento da doença oncológica. Para garantir a sustentabilidade dos melhores cuidados, o cidadão precisa de estar ativamente envolvido”, conclui Tamara Milagre, lançando o desafio para aderirem à campanha.

Para a EY, “É necessário promover a literacia e participação ativa dos cidadãos na sua própria saúde, não só através de práticas saudáveis e preventivas, como também ao nível da partilha responsável de dados em saúde. Este foi um dos temas considerados prioritários por todos aqueles envolvidos nos workshops que deram origem à proposta de uma ‘Agenda estratégica para o futuro da medicina de precisão em Portugal’ apresentada pela APAH, Ordem dos Médicos e a EY.”

Segundo Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, “A Medicina de Precisão está certamente entre os desafios mais relevantes dos sistemas de saúde desenvolvidos. A APAH em parceria com a Ordem dos Médicos e com o apoio da EY, procurou envolver os vários intervenientes para uma agenda estratégica que nos guie para os próximos anos. É nossa convicção que Portugal ainda vai a tempo de desenvolver um modelo sustentável que permita garantir melhores resultados de saúde para os doentes e o crescimento económico, através da promoção de investigação e a inovação nesta área.”

A EVITA contribuiu, é mencionada no documento e encarrega-se de aumentar a literacia em saúde. Ao mesmo tempo, a associação quer dar a conhecer a sua estratégia em digitalizar informação sobre o Cancro Hereditário de uma forma completamente inovadora pois “O futuro já começou“.

Pioneira na literacia em saúde, a EVITA encarrega-se de aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre temas como a medicina de precisão e outras áreas da saúde.

Sabia que, atualmente, cerca de 75% dos medicamentos para combate ao cancro são ineficazes?

Partilhe este artigo nas  redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados: